Search

Ramos de atuação da aromaterapia

Updated: Jun 12, 2021

Podemos dividir a Aromaterapia em três grandes ramos de atuação. São eles:


- Fisiológica - Onde se trabalha com as propriedades químicas dos óleos essenciais, aplicado-os para atuar como antiinflamatórias, antifúngicas, analgésicos, sedativos, etc. Normalmente é feito o uso dos óleos para tratar destes problemas através de massagens, banhos, compressas, inalação e pelo uso de produtos que os contenha.


- Psicológica - Onde se trabalha, através da inalação dos aromas, a mente e emoções humanas. Este trabalho dá-se a partir de sensações que são estimuladas pelas características aromáticas de cada óleo. Todas as formas de uso desencadeiam estas reações por acabarmos tendo contato com os seus cheiros, porém a inalação exerce uma ação mais direta neste sentido. Este processo na verdade é interativo, pois estes aromas captados pelo cérebro, desencadeiam um processo no sistema límbico, responsável pela regulação de vários processos emocionais.


- Energética - O efeito sobre a energia do nosso corpo e sobre a sua 'frequência', que acaba por se alterar em virtude da memória energética trazida pelo óleo da planta. Isso acaba por nos influenciar mental, física e emocionalmente.

De certa forma acabamos por lidar com as três formas, pois uma maneira de atuação acaba por interferir na outra. O efeito psicológico do óleo essencial sobre a mente é marcante, causando libertações a nível emocional de traumas, assim como tratando uma série de desordens de personalidade como raiva, medos, apegos, fobias, etc. O tratamento fisiológico pode dar respostas rápidas, como acontece às vezes nos casos de infeções e processos inflamatórios. O efeito energético é muito semelhante à ação psicoterápica, porém tem uma marcante repercussão fisiológica.


Carla Pereira - ArtiOils

391 views0 comments

Recent Posts

See All