top of page
Search

A aromaterapia nos Primeiros Socorros

Os óleos essenciais podem ser muito úteis em qualquer emergência. Neste pequeno artigo, apresentarei 3 óleos específicos para emergências e que podem servir para várias situações.


Confira de seguida!



Lavanda - Chamado de óleo universal, devido à sua grande variedade de utilizações. Ele é analgésico, sedativo, anti-séptico e anti-inflamatório. Pode ser utilizado para queimaduras, se aplicando diretamente no local afetado. Outros usos para a Lavanda: acalma e relaxa (massagem), antidepressivo (inalação e/ou massagem), insónia (inalação), dores de cabeça (inalação), TPM (inalação e/ou massagem).

Limão - Tem qualidades anti-sépticas, ansiedade e promove o bem estar. Para dores de garganta, diluir num copo de 150ml duas gotas do óleo essencial de Limão, bochechar ou gargarejar e deitar fora.


Hortelã Pimenta - Ótimo para dores de cabeça e náuseas. Para dores de cabeça, ponha uma gota diretamente sobre a testa e têmporas. Não coloque sobre os olhos! Pode também fazer uma compressa usando um pano mergulhado numa bacia de água gelada e 3 gotas do óleo de Hortelã-pimenta e colocar a compressa na nuca.

Aconselho nestes casos o Roll-On "ArtiOils Respira fácil", uma sinergia feita com o óleo transportador e que pode assim ser aplicada diretamente na pele.


Atenção: os óleos de Limão e Hortelã-pimenta, ou qualquer outro óleo essencial (exceto os de Lavanda e Tea Tree) não devem ser aplicados diretamente na pele, devem ser diluídos num óleo transportador (condutor) ou em água, para uma aplicação segura.

Também se deve ter em atenção que os óleos derivados de citrinos não devem ser aplicados na pele durante o dia, pois são fotossensíveis e corre-se o risco de a pele ficar queimada ou manchada em exposição com o Sol. Exemplos: Bergamota, Toranja, Laranja, Limão, Capim-limão.

29 views0 comments
bottom of page