top of page
Search
Writer's pictureCarla Pereira

A Lavanda (Lavandula officinalis)

A lavanda (ou alfazema) é originária da Europa mediterrânica.

O óleo essencial de lavanda é obtido a partir da destilação por vapor de suas flores. Para o uso doméstico da planta colhem-se os botões florais. Para a extração de seu óleo essencial, no entanto, colhem-se as flores já abertas. Os rendimentos do processo de destilação são na ordem de 0,7% a 1,7%.


A destilação comercial da lavanda parece ter-se iniciado em princípios do século XVII. A produção comercial é originária da França, Bulgária, Espanha, Inglaterra, Austrália e Rússia.

Características

A lavanda é um subarbusto com cerca de 30 a 90 centímetros de altura, ereto e frondoso. O caule é nu na base, semi-lenhoso, logo ramificando-se, muito parecido com o do alecrim, descrito anteriormente. As folhas são verde-acinzentadas, muito estreitas e lanceoladas, com os bordos enrolados. As flores são de uma coloração azul-violácea e ocorrem em espigas terminais.

As melhores plantas para a produção de óleo essencial desenvolvem-se em ambientes ensolarados, em altitudes a partir de 1.000 metros.

A lavanda é considerada uma planta nobre, de onde emana paz. A difusão do seu óleo essencial ajuda a tranqüilizar o ambiente e reduzir o atrito entre as pessoas nesse ambiente. O óleo de lavanda é dos óleos mais versáteis e mais apreciados na arte da Aromaterapia. Historicamente tem sido utilizado em cosméticos e em perfumaria em quase todo o mundo.

Principais constituintes do óleo essencial

· linalol · geraniol · cineol · borneol · limonemo · l-pinemo · ésteres de linalil · acetato de geranil

Propriedades reconhecidas

· anti-séptico · cicatrizante · analgésico · hipotensor · tranquilizante · anti-depressiva

Indicações terapêuticas

· depressão · insónia · ansiedade · taquicardia · afecções das vias respiratórias · distúrbios digestivos · feridas · queimaduras · afecções da pele

Observações

1. O uso interno do óleo essencial de lavanda deve ser totalmente evitado; pequenas doses provocam náuseas violentas. 2. A denominação lavanda tem sua origem na palavra latina lavare (=lavar), pois desde a antiguidade é utilizada para banhos.



Carla Pereira - ArtiOils

34 views0 comments

Comments


bottom of page