O limão parece ter sido originário da Índia, tendo sido disseminado pelo mundo, inicialmente pelos árabes para a Europa.
O óleo essencial de limão fica alojado em pequenas bolsas na casca do fruto, e é obtido a partir da expressão a frio das cascas de frutos verdes, com rendimentos que variam da ordem de 0,1 a 0,3%. Na prática, são necessários cerca de 4.000 frutos para obter-se 1 kg de óleo essencial.
O óleo tem uma coloração que varia do verde ao verde-amarelado. A produção ocorre em Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, na região do Mediterrâneo e nos Estados Unidos (Califórnia).
Características
O limoeiro é uma pequena árvore, com cerca de 4 metros de altura. Suas folhas, pecioladas, são de um verde muito intenso e brilhante, que lhe conferem uma copa compacta e de aspecto muito saudável. O caule é um tronco que se ramifica desde pouca altura, apresentando uma coloração acinzentada. As flores, de coloração branca ou creme, surgem nas axilas solitárias ou aos pares e são muito aromáticas.
O óleo essencial de limão é um dos mais ricos em vitaminas, sobretudo a vitamina C e o betacaroteno (precursor da vitamina A). Além da sua forte ação bactericida, é um agente estimulante do sistema imunológico, incrementando a produção de leucócitos. Possui ação alcalina no sistema digestivo, equilibrando os excessos de acidez do estômago e do intestino. Depurativo, auxilia na manutenção da maior fluidez do sangue. Possui uma ação refrescante e é indicado para corrigir os estados febris.
Principais constituintes do óleo essencial
· limonemo · canfeno · pinemo · felandreno · linalol · citral · acetato de linalil · acetato de geranil
Propriedades reconhecidas
· anti-séptica · bactericida · estomáquica · carminativa · depurativa
· anti-reumática
Indicações terapêuticas
· infecções diversas · febres · dispepsia · acidez · insuficiência hepática · hipertensão · artrite · reumatismo · afecções da pele · varizes
Observações
Após contato da pele com o óleo essencial de limão, é preciso evitar a exposição ao sol, ou lavar o local para retirar o óleo, pois esta essência é fotossensibilizante, podendo provocar reações alérgicas e queimaduras.
Carla Pereira - ArtiOils
Comentarios